Normatização e Certificação

A ABRIDEF, em parceria com um dos maiores institutos certificadores do Brasil, lançou o Projeto NORMATIZAÇÃO e CERTIFICAÇÃO, na Feira REATECH/2012 e foi reapresentado na Feira HOSPITALAR e FÓRUM REABILITAÇÃO, em São Paulo, objetivando certificar as empresas do setor. A implantação desse projeto que já conta com a parceria do INMETRO, prevê várias fases, a primeira de, aproximadamente, quatro anos, em que poderão pleitear a certificação de alguns produtos como: aparelhos auditivos convencionais, cadeiras de rodas manuais e motorizadas, componentes para próteses, lupas eletrônica e manual, órteses e plataformas residenciais e veiculares. Inicialmente, os que o Governo mais licita e compra. A ideia é que, no futuro, sejam incluídas nas licitações as normas utilizadas para essa certificação, garantindo para o próprio governo a aquisição de produtos com real qualidade, beneficiando com isso, as empresas e o consumidor final.

Na fase inicial também poderão pleitear a certificação empresas de serviços, como consultorias em acessibilidade, lojas de produtos e equipamentos médico-hospitalares e oficinas ortopédicas.

A ABRIDEF será encarregada de elaborar as normas que deverão ser seguidas, obedecendo à regulamentação e normas técnicas já existentes, tanto brasileiras quanto estrangeiras e credenciar os laboratórios e empresas certificadoras que atendam às reais necessidades do setor.

A NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO de produtos e serviços para pessoas com deficiência, garantirá ao consumidor final e ao mercado brasileiro a segurança de produtos testados e aprovados em laboratórios acreditados e de credibilidade nacional e internacional, tendo portanto, respeitadas as normas de segurança vigentes para cada produto e serviço, comercializados.

Uma grande conquista para nosso setor !!!

Para avaliar cada um dos inúmeros itens desse processo, a ABRIDEF criou uma “Comissão Técnica”, composta por associados de diversas categorias do setor.